A edição em português do Programming Historian está com chamada aberta para propostas de novas lições originais ou traduções para publicação em 2025-6.
Início das submissões: 6 de agosto 2025
Encerramento das submissões: 31 de outubro 2025
O que é uma lição do Programming Historian?
Uma lição do Programming Historian é um recurso de aprendizagem prática que capacita leitores a desenvolver novos conhecimentos sobre métodos computacionais ou ferramentas digitais. Nosso objetivo é que leitores possam aplicar o que aprenderem para adquirir, transformar, analisar, visualizar ou preservar dados em suas próprias pesquisas.
As lições aprovadas para publicação utilizam conjuntos de dados reais e amostras de código que os leitores podem manipular e testar. Esses elementos são acompanhados por reflexões sobre as decisões metodológicas tomadas, bem como considerações sobre possíveis adaptações ou alternativas de ferramentas — é isso que diferencia uma lição do Programming Historian de uma simples documentação técnica.
Nossas lições são voltadas principalmente a pesquisadores das humanidades e ciências sociais, mas também são consultadas por públicos de diferentes áreas de interesse. Incentivamos nossos autores a escrever como se estivessem explicando o método a um colega, buscando tornar o conteúdo o mais acessível possível.
Quais são os benefícios de escrever uma lição para o Programming Historian?
As lições apoiam leitores que desejam adquirir novas habilidades, mas o processo de escrita também é altamente benéfico para os autores. Explicar uma metodologia ou ferramenta aprofunda seu próprio entendimento e conhecimento. É uma oportunidade de desenvolver suas habilidades de escrita técnica e se aprimorar como pesquisador crítico e consciente. Incentivamos você a escrever sobre métodos ou ferramentas que conhece bem e que já aplicou, adaptou ou desenvolveu em suas pesquisas.
Sugestões de Temas para Propostas
A edição em português do Programming Historian busca propostas que preencham lacunas em nosso diretório de lições. Explore nosso acervo para descobrir o que já está disponível e pensar no que você pode acrescentar.
Se o método ou abordagem que você gostaria de desenvolver já está contemplado nas edições em espanhol, francês ou inglês do Programming Historian, também aceitamos propostas para traduzi-las para o português. Consulte o nosso Mapa de Traduções para identificar opções de tradução. Nesta chamada, propostas de orginais terão prioridade na publicação.
Também estamos interessados em expandir nossa oferta de conteúdos e convidamos propostas focadas em abordagens metodológicas, técnicas digitais e ferramentas, incluindo, mas não se limitando a:
- Aplicação de IA generativa e desenvolvimento de RAG (Retrieval-Augmented Generation) para a pesquisa com fontes históricas
- Aplicação de técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN/NLP) em conjuntos de fontes históricas
- Construção e uso de grafos de conhecimento (knowledge graphs) para pesquisas em humanidades
- Uso de análise espacial, ferramentas de mapeamento ou de extração de entidades geográficas de textos
- Métodos computacionais para paleografia e leitura de manuscritos históricos com aprendizado de máquina
- Técnicas de preservação, curadoria e modelagem de dados digitais voltadas para arquivos comunitários ou acervos indígenas/quilombolas
- Desenvolvimento de fluxos de trabalho digitais em contextos de baixa infraestrutura
- Humanidades Digitais e pedagogias decoloniais
Como Submeter uma Proposta
Você pode:
- Propor uma nova lição original em português
- Propor a tradução para o português de uma lição original já publicada em espanhol, francês ou inglês. Consulte nosso Mapa de Traduções para verificar as opções.
Se tiver interesse, envie sua proposta até 31 de outubro 2025.
Disponibilizamos um formulário online para submissão direta. Também há uma versão em texto simples que pode ser enviada por e-mail, se preferir. O formulário contém doze perguntas — por favor, responda a todas que forem pertinentes.
Haverá espaço para você descrever o estudo de caso que pretende utilizar na lição e explicar como chegou a usar esse método ou ferramenta em sua trajetória nas humanidades.
As perguntas do formulário incentivam a refletir sobre a escolha de softwares, linguagens de programação e conjuntos de dados, sempre alinhados ao nosso compromisso com a ciência aberta.
Também solicitamos que indique pré-requisitos técnicos e eventuais limitações de acesso à ferramenta ou método, considerando que nossa audiência global utiliza diferentes sistemas operacionais e dispõe de variados recursos computacionais.
Damos muita importância à possibilidade de tradução das lições para múltiplos contextos de pesquisa multilíngues, por isso convidamos você a considerar como o método ou ferramenta pode ser adaptado a dados não escritos em inglês.
Ao final do formulário, você pode incluir links para códigos de exemplo ou anexar um trecho preliminar da sua lição, se desejar.
Em consonância com nosso compromisso com a diversidade e o acesso equitativo nas humanidades digitais, incentivamos propostas de mulheres, pessoas de grupos minorizados, membros da comunidade LGBTQIA+ e de países do Sul Global. Com esta chamada, reforçamos o convite à participação de comunidades lusófonas e multilíngues além da América do Norte e Europa.
Dúvidas?
Caso tenha dúvidas, entre em contato com o Editor-Geral da edição em português do Programming Historian, Eric Brasil, ou com nossa Gerente de Publicações, Anisa Hawes.
Sobre o Programming Historian
Lançado em 2012, o Programming Historian oferece mais de 200 lições revisadas por pares, multilíngues e voltadas para iniciantes, ajudando pesquisadores das humanidades a aprender uma ampla variedade de ferramentas, técnicas e fluxos de trabalho digitais. Nos últimos anos, nossa publicação expandiu-se com as edições em espanhol, francês e português. Nossos periódicos são de Acesso Aberto Diamante: os autores mantêm os direitos autorais, não há taxas para publicar, todo o conteúdo é revisado por pares e o acesso é sempre gratuito para leitores.
Somos uma iniciativa conduzida por voluntários, com apoio do Conselho da ProgHist Ltd (organização sem fins lucrativos), de uma pequena equipe de publicações e de uma comunidade global de colaboradores. Nosso financiamento vem de uma rede crescente de instituições na Europa, Canadá, América do Norte e América Latina, que apoiam nosso sucesso por meio do Programa de Parceiros Institucionais.
About the authors
Eric Brasil is a professor at the Institute of Humanities and Languages at University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (IHLM-UNILAB) and member of the Digital Humanities Laboratory of the Federal University of Bahia (LABHDUFBA).

Anisa Hawes, Publishing Manager, Programming Historian.
